ESG

O termo ESG e seu conceito foram propostos pela primeira vez pela iniciativa “Who Cares Wins” (Quem se Importa Vence) em junho de 2004. O Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial, tinham como objetivo fazer com que os principais investidores e analistas mundiais focassem na materialidade e nas interações entre as questões ambientais, sociais e de governança.

A Declaração de Estocolmo de 16 de junho de 1972 foi um marco para o Direito Ambiental pois, os Chefes de Estado reunidos discutiram e aprovaram diretrizes comuns para enfrentar os problemas relacionados ao uso dos recursos naturais, diretamente relacionados aos impactos causados pelos processos industriais e exploração predatória da natureza.

Em 1994 o termo sustentabilidade passou a ser utilizado para definir uma abordagem de gestão de resultados equilibrada em 3 pilares: econômico, social e ambiental, também conhecidos amplamente como Tripple Bottom Line.

Nesta abordagem de estratégia e gestão, proposta por John Elkintonem 1, sugere-se que o desempenho da organização, além de ser medido por seus resultados econômicos, considere também o resultado de seus impactos (positivos e negativos) nas áreas social e ambiental.

A aplicação dos conceitos e práticas de sustentabilidade por parte dos diferentes agentes da sociedade, como organizações privadas, públicas, associações, entre outros, promove e viabiliza o desenvolvimento sustentável com resultante mais benéfica para a sociedade, países e o planeta.

ESG x Sustentabilidade

Sustentabilidade e ESG são termos frequentemente usados como sinônimos de forma indevida, embora ambos direcionem a um mesmo contexto:

Sustentabilidade é uma abordagem ampla que visa garantir equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e a promoção da justiça social a longo prazo;

ESG é um conjunto de critérios usados para avaliar a responsabilidade social e ambiental de uma empresa. Ambos são importantes, mas abordam aspectos diferentes.

ESG é embasado em três pilares:

Ambientais: abordam impactos negativos e positivos das organizações no meio ambiente. Consideram mudanças potenciais ou reais com alterações diretas ou indiretas de ordens física, química e biológica no meio ambiente. São exemplos de impactos ambientais: poluição atmosférica e das águas, contaminação do solo, perda de biodiversidade, mudanças climáticas, melhoria na biodiversidade local, captura de carbono e regeneração florestal.

Fonte: ABNT PR 2030

Sociais: abordam o impacto nas instituições e nas relações humanas, o respeito aos diretos humanos fundamentais, e consideram mudanças potenciais ou reais na comunidade do entorno e trabalhadores (por exemplo, saúde e segurança, cadeia de suprimentos, diversidade e inclusão).

De governança: incluem a forma como uma organização é governada e toma decisões, considerando as estruturas e os processos de governança corporativa pelos quais as organizações são dirigidas e controladas (por exemplo, estrutura e diversidade do conselho, conduta ética, gestão de riscos, divulgação e transparência), incluindo a governança das principais políticas e os procedimentos ambientais e sociais.

Greewashing

O que é “Greenwashing”?

Com o aumento da população preocupada com o meio ambiente e questões ligadas ao bem-estar animal e saúde, diversas empresas passaram a utilizar uma comunicação com apelo ecológico em seus rótulos, muitas vezes abusando de selos, certificados e termos como “ecológico”, “sustentável” ou “amigo do meio ambiente” para atrair o consumidor. Uma das muitas preocupações do IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é o Greenwashing que significa “maquiagem verde” ou “lavagem verde”, utilizada para casos nos quais as marcas criam uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la na prática. Em geral, a estratégia é utilizar termos vagos e sem embasamento, que levam o consumidor a acreditar que ao comprar um produto “ecológico” está contribuindo para a sustentabilidade ambiental e animal.

Em uma pesquisa inédita, o Idec analisou mais de 500 embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidade doméstica. Dezenas de empresas brasileiras foram notificadas a prestar esclarecimentos sobre possíveis práticas enganosas e convidadas a adequar suas embalagens.

Este tema deveria ser discutido mais seriamente nos mais diversos setores, inclusive na fabricação de embalagens plásticas, que é o nosso setor. Muitas vezes é utilizada a expressão plástico bio degradável, o que não é verdade. Para a fabricação destes materiais ditos bio degradáveis, são utilizados aditivos que partem o plástico em milhões de partículas que ficam no solo, prejudicando enormemente o meio ambiente, pois, eles não degradam, apenas se reduzem em partículas invisíveis a olho nu. O verdadeiro bio plástico é o que utiliza insumos da natureza como milho, cana entre outros na fabricação da matéria prima para a produção de materiais plásticos, e estes sim, são bio degradáveis, desaparecendo definitivamente do meio ambiente. Porém, este material é muito caro e o produto final é, por hora, economicamente inviável, enquanto a concorrência desleal vende mais barato, como se bio degradáveis fossem, quando na verdade são prejudiciais ao meio ambiente.

A educação ambiental isenta de interesses econômicos, incentivando a reciclagem, seria a melhor saída, pois, na inviabilidade econômica da utilização do verdadeiro material bio degradável, para evitar práticas enganosas, a reciclagem é muito positiva e economicamente interessante, e deveria se tornar obrigatória, por transformar e reciclar o material descartado corretamente e sendo reprocessado em novos produtos para consumo.

O Decreto 10531/2020 institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031.

ESG no grupo CBS ELOS

AMBIENTE

A energia que compramos para a unidade do Rio de Janeiro e de São Paulo é de fonte renovável.

A água utilizada nos processos industriais empresa é proveniente da compra de água de reuso.

Os processos utilizados para resfriamento dos equipamentos operam com circuito fechado de água industrial economizando até 97% o consumo de água.

O descarte de água resultante do processo produtivo é destinado em containers a empresas especializadas em realizar o tratamento, o que permite sua reutilização para inúmeras finalidades, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, em processos industriais e limpeza de ruas e praças.

Gás natural é utilizado em nosso processo produtivo, pois, é considerado uma fonte de energia limpa, quando comparada aos demais tipos de combustíveis fósseis.

Possuímos um procedimento no qual os resíduos gerados durante a fabricação das embalagens, ou em outras atividades, são manuseados, segregados e abrigados até sua disposição adequada final.

O transporte dos resíduos sólidos é realizado por empresas cujo licenciamento ambiental prevê este tipo de atividade e que apresente regularidade mediante as todas as exigências legais.

É utilizado um Software cujo objetivo é produzir apenas a quantidade necessária programada , evitando o desperdício, e também geração de resíduos.

É realizada a reciclagem dos filmes plásticos, sucatas de aço e papelão que possuem as seguintes estruturas:

  • PEAD, PEBD, PP, BOPP, Papel Kraft, Papelão, Sucata Mista de Ferro

A empresa realiza a incineração com recuperação de energia dos seguintes materiais: panos, estopas, serragem, equipamentos de proteção individual, papel e plásticos.

Social

Existem duas formas de verificar a eficácia dos treinamentos: através dos formulários F0026 – Avaliação de Reação Coletiva e F0196 – Avaliação de Reação Individual. Assim é validado sua eficiência.

ISO 9001/2015

  • BPF  Boas Práticas de Fabricação
    • Food Defense
    • Food Fraud
    • DDQ  Diálogo de Qualidade Treinamento com 1 hora de treinamento/mês com registro de eficácia

Avaliação de Desempenho

  • Atitude no Trabalho
  • Autodesenvolvimento

Iniciativa/Criatividade

  • Capacidade de Adaptação
  • Análise e Solução de Problemas
  • Equilíbrio Emocional
  • Relacionamento
  • Senso de Economia

Produtividade

  • Segurança do Trabalho
  • Trabalho em Equipe/ Interpessoal
  • Comunicação
  • Liderança
  • Técnica Funcional

Melhoria Contínua

Gerenciamento Pessoal

Ponderação/Solução de Problemas

Avaliação de Desempenho para avaliadores

Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores

HACCP

Treinamento 5S

Gestão de Segurança do Produto

Programas para o aperfeiçoamento de competências dos empregados e de assistência para transição de carreira.

Para aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais, é desenvolvido o programa RIC (Recrutamento Interno de Colaboradores) que atende aos colaboradores que tem interesse, cursos e competência para suprir necessidades es específicas de cada setor ou gestor.

Melhoria de comunicação:

Foi elaborado um plano de melhoria na comunicação interna com os colaboradores e terceiros, tendo sido disponibilizado um mecanismo que possibilita a manifestação de sugestões, ideias, críticas, elogios, denúncias, entre outros. Portanto, foi criado o Banco de Ideias / Caixa de Sugestões ou críticas.

Casos de violação de direitos de povos indígenas.

Conforme nossa política de terras, a CBS ELOS utiliza em suas atividades imóveis de sua propriedade e ou que estejam em sua posse legal. Por semelhante modo, prima em todas as suas operações pela boa fé e pelo respeito às comunidades locais e os seus legítimos direitos à propriedade.

A empresa valoriza, respeita, estimula e promove interna e externamente o uso responsável dos recursos naturais a fim de mitigar e resolver eventuais queixas quanto ao uso da terra, bem como para promover o desenvolvimento socioambiental.

Comunidade Local

Assumimos nosso compromisso com o meio ambiente e população próxima. Um exemplo disso é nosso sistema de caldeira que utilizamos filtros para minimizar os impactos.

Fornecemos para as instituições locais e igrejas embalagens, sacos de lixo, e produtos para colaborar nos eventos e festas, e em ocasiões especiais, de forma gratuita.

Temos convênio com o Circuito Cinema do Shopping Bonsucesso, onde os funcionários e seus familiares obtém 50% de desconto nos ingressos.

Governança

A governança deverá estar interligada com os demais pilares, evitando conflitos internos e externos em relação às ações ambientais e sociais.

É necessário que haja metodologia, gerenciamento, transparência, ética e segurança. É necessário garantir que as ações estejam de acordo com os valores e princípios da organização, assegurando lisura nos processos, metas claras e efetivas, comprometimento, além de um bom relacionamento com colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores, entre outros.

ISO/ IEC 9001-2015

No grupo CBS a ISO 9001 está na sua Revisão nº 9, sempre cumprindo com as determinações, sendo renovado anualmente. São anos de trabalho para manter a qualidade e a adequação.

A ISO 9001 oferece ferramentas de gestões que permitem definir as políticas e objetivos de qualidade para empresas e organizações, bem como monitorar e medir o desempenho de seus processos, definir as características de seus produtos e promover a melhoria contínua dentro da Organização.

O Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 poderia ser resumida como um conjunto de políticas, processos e registros que definem suas regras internas sob as quais uma empresa é regida ao produzir e entregar produtos ou prestar serviços aos seus clientes.

O objetivo principal é que os 3 pilares meio ambiente, segurança e governança se integrem e estejam presentes dentro dos objetivos a serem alcançados.

LGPD

A proteção da privacidade e proteção dos dados pessoais é um objetivo reconhecido em leis nacionais e políticas organizacionais.

Espera-se que as organizações “respeitem a privacidade do consumidor e adotem medidas razoáveis para garantir a segurança dos dados pessoais que coletam, armazenam, processam ou disseminam”.

Para proteger a privacidade dos dados pessoais tratados, a organização observa o princípio da minimização, coletando o mínimo necessário dados pessoais para a respectiva finalidade por meios legais, e com transparência sobre como os dados são reunidos, usados e protegidos. Espera-se, também, que a organização não revele nem use informações pessoais para quaisquer fins além dos acordados e que comunique diretamente aos titulares quaisquer mudanças nas políticas ou medidas de proteção de dados.

Este conteúdo fornece uma avaliação do sucesso dos sistemas e procedimentos de gestão relacionados à proteção da privacidade dos titulares.

Para que fossem cumpridas essas diretrizes a empresa implantou um sistema de adequação desde o início da notícia da LGPD.